segunda-feira, agosto 29, 2005

Sou mesmo Filho de Peixe...




É curioso que me sinta um pequeno monstro quando deito um pouco de carne á minha boca. Talvez um dia me consiga tornar um complexo vegetariano sem ponta que se lhe pegue. Não sei se é a minha consciência que me atropela sempre que a memória lembra-me o sofrimento de um qualquer animal, mas cada vez sinto mais compaixão com os animais.
Neste fim-de-semana fiz me pescador de rio e como a primeira experiência é um marco importante levei comigo a maquina fotográfica desejosa de tirar partido daquele momento único. Quando capturei o pequeno peixe ele parece que olhava para mim com cara de embaraço provocado talvez pelo medo duma mais provável morte. Aqueles olhos tocaram-me como talvez nenhum animal o tinha feito até então. Nem cão nem gato transportam em si tanta angústia ou sofrimento perante a dor como um peixe (visto por mim).
Fiquei imobilizado á olhar fixamente para os olhos deste e pensei para mim com cara de juiz, como posso eu apanhar um peixe com um olhar tão acusador e ao mesmo tempo tão assustado. Perguntei á pessoa que me acompanhava como o podia soltar de novo para seu lugar. Com um ar de troça disse que mesmo esses pequenos peixes eram bons para colocar na cova do dente, e que não valia a pena o deitar de novo para o rio.
Ora era completamente impossível no meu estado natural de sanidade colocar fim aquela vida, debrucei-me sobre a margem do lago e sem que ninguém suspeitasse coloquei-o de novo na agua. Naquele instante parece que tinha efectuado a boa acção do dia, foi como dar a mão a um cego para atravessar uma rua ou ajudar uma velhinha com as compras na mão. Peixe esse que parece-me que agradeceu de forma efusiva ao voltar ao meu encontro naquela mesma tarde, e perguntam-me como é que o reconheci e eu respondo...”Pelos Olhos”.
Pelo menos fico com a certeza que aqueles olhos vão acordar mais um dia, e se me recordar dele será quando ler o meu próprio horóscopo. Fica bem querido peixe...

7 comentários:

Anónimo disse...

Coração de peixinho...

trigolimpofarinh@mparo disse...

Ainda ontem, num lusco-fusco passeio junto ao Tejo, perguntaram-me: - não gostavas de fazer pesca à cana?
A minha resposta foi imediata: - não sei se tenho paciência, mas…
Hoje, e depois de ler este teu post, encontro uma outra resposta.

Abraços

PS: Ui, não sei se numa viagem à lua tenho tempo para tirar umas fotos mas, como é para ti, vou tentar. [Risos]

E outro PS: vai na volta ainda somos familiares, pois me faltam guelras.

xein disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
xein disse...

É um caso sério, pois apesar de amar o mar, quando me tornei uma espécie de vegetariana tinha de comer Salmão pelo menos 2 vezes por semana.... Isso durou uns bons 4 anos, em que não entrava carninha... Agora a coisa mudou, por variados aspectos voltei à carne (Branca) e ao peixinho... Mas era incapaz de capturar fosse o que fosse; preferia comer alface toda a vida... Claro que na minha casinha n~~ao falta o Tofu, a Soja, o Seitan... Etc....


És um sentimental; não mudes :)

Sente-te!!!


P.S. MAS DEIXEI DE FUUMMMAARRR!!! :P

Anónimo disse...

Fizeste tu muito bem...Também sou pelos animais...mas no entanto tenho a plena noção que isto é a "guerra"da sobrevivência...E como vegetais não é comigo,tenho que dar nos peixinhos e na carninha:(

Beijokinhas,
Fica bem

Ass:www.barmaid.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Olá...É caso para dizer:ainda bem que não sou peixe...!O facto de o teres soltado não invalida o teu primeiro acto:a ida à pesca...E sabias que se o anzol não for bem reirado,o mais provável é o peixe morrer?Para mais se foi a «primeira experiência»!Prometes que não voltas a praticar esse acto intolerável?!Bjs.Sofia F.

Anónimo disse...

Nota:«reirado» não existe...Queria dizer «retirado».Peço desculpa,«coração de peixinho»!(como disse a Lara)Sofia F.