terça-feira, dezembro 20, 2005

O Natal pode ser todos os dias...




Debrucei-me sobre a mesa de jantar, naquela altura já faltava pouco para o momento mais esperado da noite. A minha mãe tinha-me levado para uma casa suspeita, com gente muito estranha, mas não podia sequer abrir a boca para reclamar naquela noite, pois mais altos interesses materiais se levantavam. Só mais tarde vim a descobrir que a noite de natal serve inclusivamente para reunir famílias cada vez mais distantes neste mundo, o natal para mim só tinha significado se houvesse uma doce prenda para desembrulhar.
Os meus novos amigos brincavam vaidosos com os seus novos brinquedos facultados por um dinheiro difícil de conquistar, dificilmente passará pela cabeça daquelas crianças quantas horas de trabalho árduo resultaram num bocado de plástico colorido feito prenda. Eu cá por mim já ficava contente com um daqueles carrinhos pequenos da Matchbox, por mim já era suficiente para passar tardes e tardes sem emitir um único ruído. Para a minha Mãe era enriquecedora esta nova experiência, carrinhos em troca dum silêncio matinal. Quando cresci renovei a minha frota automóvel e até construí uma garagem feita com pauzinhos de gelado. Aprendi que um dia mais tarde somos responsabilizados ao ponto de nos pedirem para sermos gentis com o próximo.
A desconfiança em nós é tal que nos dizem que temos de acabar a escola para sermos alguém neste mundo, curioso o facto de eu me sentir já alguém e não sequer ter chegado a metade do ensino secundário.
Os votos de prósperos anos novos são renováveis de ano a ano, parece inclusive que temos um gravador na nossa cabeça nesta época nesta quadra, parecemos todos mais simpáticos e educados, até que o perigoso stress volta a apoderar-se de nós. Sempre sonhei que o Pai Natal existia e que descia pela minha chaminé para me entregar as prendas, essa imaginária personagem ainda permanece dentro de mim como que a questionar a minha própria imaginação.
Assim sendo pode o natal ser uma fuga para esquecer algo que nos apoquenta, será que esta quadra serve para desviar atenções de algo que não desejamos que aconteça?...Então que o natal seja mesmo todos os dias, pois estamos fartos de constantes desilusões…

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que o Natal altera alguma coisa em nós. Apesar de tudo acho que é mais consumismo desenfreado do que outra coisa.
Vale pela alegria das crianças ( infelizmente não de grande parte ) e pelos sorrisos quando desejamos um Feliz Natal.
Feliz Natal para ti ( estou a sorrir ... )

Anónimo disse...

As coisas perdem o seu valor quando se tornam vulgares. Se o Natal fosse todos os dias, não lhe daríamos o mesmo valor, além de irmos de certeza à falência!!!ehehe!!
Feliz Natal para ti e obrigada pela visita!

Anónimo disse...

É só para dizer que a spanishwoman sou eu. Mais uma vez Feliz Natal!!

trigolimpofarinh@mparo disse...

Não pode, deve ser todos os dias ou quando um Homem quiser. Abraço e tudo de bom por estas bandas...

Anónimo disse...

Olá!Bem,e já passou outro Natal...Para mim,vale pelo encontro familiar,pelas conversas que têm espaço e tempo para serem bem feitas,pelos sorrisos,pelas minhas férias!,etc.Em Janeiro,a maioria das pessoas volta à sua rotina:às contradições do Dever e do Haver.Depois já não se lembram dos Outros,nem mesmo da própria família!Enfim:«É Natal e ninguém leva a mal»que se viva,ao menos por alguns dias,a Mentira do Ser Humano sensível e amoroso!Viva o Consumismo!Beijos.(Sofia Figueiredo)

xein disse...

Querido amigo virtual ;) venho desejar-te um ÓPTIMO ANO NOVO!!!

Sente-te :)