sexta-feira, agosto 05, 2005

Diário dum incendiário




...Mãe já retirei o leite da cabra e preparo-me para ir dar uma volta com as ovelhas, o dinheiro que ficou na tua mesa-de-cabeceira é para pagar a conta da mercearia pois o senhor Chico já nos avisou que não nos dá mais fiado enquanto não pagarmos a totalidade da conta da semana passada. Com o pouco diheiro que sobrar podes-me comprar uns novos sapatos porque estes já se abrem há frente e neste verão os espinhos que atravesso no campo parecem cada vez mais...
Aquele senhor que nos visitou a semana passada voltou a pedir um novo trabalhinho, não sei ao certo o que se passa comigo mas ontem pela primeira vez senti muitos remorsos ao ver aquele triste espectáculo na televisão.
Mãe não quero fazer mais este tipo de trabalho, Sei que á noite quando vires este bilhete vais ficar aborrecida mas espero que não me batas mais como da última vez pois ainda sinto as marcas nas costas.
Sei que é muito dinheiro que está no envelope que o Senhor Doutor deixou cá em casa, mas ontem até a ovelha do primo Augusto morreu queimada porque ao fugir da floresta deixei cair o isqueiro sem querer. As pessoas aqui da Aldeia não sabem o que eu faço para voltar a calçar uns os sapatos novos mas o pior é que estes sapatos podem voltar a custar vidas humanas e isso eu não quero mais...
Pai tu que nunca deixaste que o Doutor se aproxima-se da nossa terra deves-me compreender mas infelizmente já nem escutar o meu lamento podes visto que a terra fez questão de te engolir para sempre. Mãe tenho feridas nos pés por percorrer tanto caminho ao longo do dia e quero descansar desta vida. Quero ser como os outros meninos da minha idade que jogam ao pião e as escondidas todos os dias deste verão. Quero voltar a brincar com o Douglas enquanto este me acena rejubilante com um osso na boca.
Procuro que o meu passado não se cruze com o meu futuro....
Mãe não quero voltar a colocar lume nas florestas....
Mãe ainda te adoro muito...


Vasco 11 anos de idade

3 comentários:

xein disse...

Ainda bem que o meu Vasco é diferente, mas igualmente real!


Sente-te........

Anónimo disse...

Lamentavelmente, será nada menos que um drama real que nos passa ao lado...
Obrigada por nos tocares sempre com as palavras que escreves.
Bjs

Menina Marota disse...

Vasco 11 anos...
...e, ao ler este texto que me tocou profundamente, vejo o outro lado do remorso, de quem não consegue lutar para evitar a desgraça.

Tal como a droga, serve de trampolim a muitas famílias, deixando na desgraça outras... este drama, veio ainda mais cobrar a raiva que eu sinto por esses "senhores doutores"

Um abraço triste...