terça-feira, maio 03, 2005

Orgulho Nacional



...Portugal vive actualmente pequenos momentos de gloria e fama, dividido entre as conquistas de José Mourinho ou a possível nomeação de vários políticos nacionais para altos cargos mundiais. Portugal passados quinhentos anos volta a conquistar o mundo pelo menos em nosso pensamento fictício. As conquistas já não se fazem através de velhas cascas de noz, mas somente por palavras ou gestos.A Europa invejosa ainda tenta limitar a nossa intervenção em muitas áreas essenciais como as pescas ou a agricultura, mas jamais poderá impedir que o orgulho e a vontade lusitana se espalhe por essa Europa fora.
Com uma pureza de alma peculiar Amalia conquistou o poder de ser reconhecida graças ao seu enorme talento musical, entretanto Aristides de Souza Mendes ia salvando milhões de judeus de uma morte anunciada, Lúcido e com uma enorme coragem Salgueiro Maia derrotava um estado caduco e ditatorial. Fiquemos então com o cravo da liberdade do nosso lado, fiquemos com a memória que metade do mundo já esteve nas nossas mãos, dessa memória fica um passado que alegra nossos avós quando lhe perguntamos como era viver num tempo em que tudo parecia sorrir em seus horizontes.
Penso efectivamente que o tradicional povo português é demasiado passivo em diversos assuntos tais como a justiça ou o direito de expressão.Muitas vezes marcamos greves somente por interesses de outros, Atiramos sempre a primeira pedra porque sabemos que mais tarde vamos iremos pedir uma indemnização choruda, ou sacrificamos nossos filhos a ir a catequese porque nos foi dito que era agradável para a educação deles.Sinto-me bem em ser Português, penso que ser Português é ser diferente para melhor. Mas constante vitimização que fazemos transparecer não devia fazer parte do nosso vocabulário, devíamos enaltecer sempre o que temos de bom para oferecer.
Críticos destrutivos que sejam os outros...

2 comentários:

Anónimo disse...

Já sabes,concordo contigo.Aliás,depois da pouca-vergonha dos últimos dias(que sabes),tenho ideias muito bem formadas sobre o suposto «Orgulho Nacional».Simplesmente acho que as pessoas devem deixar de ser passivas,de criticar só por criticar.Deve-se agir,por exemplo até acho que as greves são uma forma disso.Mas isso só não é nada!
Não deixem que vos façam de palhaços,não se contentem com pouco.Lutem!Façam uso da Liberdade e das portas que Abril abriu!Mais:abram vocês mesmos mais!Nada está adquirido na vida,nem mesmo a própria como sabem...Beijos (Cota!).Sofia Figueiredo

Anónimo disse...

O que é que posso dizer?? Carlos Martins à Presidência!!
Um beijo