terça-feira, maio 31, 2005

Deslumbro imensa sabedoria...



Sereno espectador me sinto ao deslumbrar com tamanha situação incomoda, um cego que me apanha desprevenido e no seu jeito meio gingão procura a minha mão.
Finjo-me de cobarde e tento passar despercebido entre a multidão, envergonho-me disso mas é uma tendência minha passar despercebido em tudo o que faço.
Os comentários são diversos e procurando respostas para tantas questões o cego afirmava que a sua rotina diária nunca é igual de dia para dia, e existe sempre algo para descobrir e tanta coisa para apreender. Escuto-o com muita atenção como costumo fazer com qualquer mestre do conhecimento ou da sabedoria. Fico a pensar que um dia também possa ensinar aos meus netos tudo o que apreendi com aquele sujeito naquele dia.
Fecho de propósito os olhos por um segundo e sinto-me por momentos vitima duma cegueira precoce que me foi imposta por um tal de Deus. Parece que nessa altura nada é real, parece que sinto todo o mundo desmoronar-se sobre os meus ombros encolhidos por tamanho receio. Temo esta experiência quase real, reabro rapidamente os meus olhos e questiono:
Então como se sentira uma pessoa que nunca viu o mar?
Que nunca viu um sol vivo nascer entre nuvens?
Que nunca deslumbrou um crepúsculo no horizonte?
Tantas questões não serão colocadas por mim certamente neste curto passeio de dez minutos até porque a minha eterna timidez não me permite infelizmente novas intimidades. Cheira o aroma de um perfume caro no ar, sorri fiel ao seu olfacto e ergue o seu chapéu a um senhora atraente que passa por nós.
Esta viagem só acaba quando passo o testemunho a um jovem da minha idade, Hoje espiritualmente sinto a falta daqueles dois dedos de amena cavaqueira, sinto que todos estes pequenos pormenores podem fazer uma grande diferença na minha mente. Necessito de aprender com os mais velhos sábios deste nosso mundo, pois eles fazem-me aperfeiçoar os valores que eu defendo.

3 comentários:

Anónimo disse...

O meu padrasto é cego... mas já viu o mar. Convivi com a cegueira dele durante alguns anos e aprendi bastante, não só sobre o modo de vida de um cego mas também em que medida isso afecta a sua personalidade.
É importante dar importância...
Beijos

xein disse...

... Valores que tu defendes, mas, infelizmente, são cada vez mais descurados pela maioria... É triste assistir a isso...

Felizmente ainda há esperança quando se vêem textos como este e pessoas como tu!


Sente-te.... HAVE A NICE DAY!

Anónimo disse...

Este texto é, simplesmente, lindo! Obrigado por partilhares os teus «valores»...Beijokas, Sofia F.